cover
Tocando Agora:

Tarifaço de Trump: Alckmin diz que Brasil tem como reagir e que novas alíquotas podem impulsionar acordo com UE

Alckmin diz que tarifaço de Trump pode acelerar o acordo com a UE O vice-presidente e ministro da Indústria, Desenvolvimento e Comércio Exterior, Geraldo Alc...

Tarifaço de Trump: Alckmin diz que Brasil tem como reagir e que novas alíquotas podem impulsionar acordo com UE
Tarifaço de Trump: Alckmin diz que Brasil tem como reagir e que novas alíquotas podem impulsionar acordo com UE (Foto: Reprodução)

Alckmin diz que tarifaço de Trump pode acelerar o acordo com a UE O vice-presidente e ministro da Indústria, Desenvolvimento e Comércio Exterior, Geraldo Alckmin, afirmou nesta quarta-feira (3) que o Brasil tem instrumentos legais para reagir à nova tarifa de 10% imposta pelos Estados Unidos a produtos brasileiros, mas ressaltou que a intenção do governo é apostar no diálogo. “De um lado, foi votado pelo Congresso Nacional uma lei que dá todos os instrumentos, o arcabouço jurídico para o Brasil poder agir. Então, isso foi importante. Não pretendemos usá-la, pretendemos fazer negociação”, disse Alckmin. O vice-presidente também avaliou que a medida adotada pelo governo norte-americano pode acelerar o acordo entre Mercosul e União Europeia. “São 720 milhões de pessoas, 27 países, os mais ricos do mundo na União Europeia e o Mercosul. Eu acho que acelera esse processo”, afirmou. Alckmin argumentou que zerar imposto de importação de alguns alimentos não deverá impactar tanto arrecadação do governo, mas fará diferença para cidadãos Getty Images via BBC Alckmin ainda alertou para um possível desvio de comércio em razão das tarifas dos EUA. “Ligamos aqui o alerta, porque pode ter desvio de comércio do mundo para desaguar aqui no Brasil. Então nós vamos monitorar qualquer alteração brusca de comércio exterior”, completou.